O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, emitiu neste domingo (8) uma “ordem de emergência” para a Divisão de Licenças de Armas de Fogo, a fim de facilitar o armamento do maior número possível de cidadãos israelenses em plena guerra contra o Hamas.
“Qualquer cidadão que cumpra os critérios para a posse de armas de fogo, sem registro criminal ou médico, poderá receber aprovação para a posse de armas de fogo”, afirmou o gabinete do ministro.
O prazo para a obtenção da licença será de apenas uma semana, após o requerente ter sido submetido a uma entrevista por telefone. Além disso, os cidadãos que entregaram as suas armas de fogo no último ano por não terem renovado a licença ou por não terem feito formação poderão recuperar o armamento.
Fonte: R7.com
Outros países que permitem porte de arma
Diversos países permitem o porte de arma por diferentes razões. Algumas das razões mais comuns incluem:
- Direito à autodefesa: Alguns países acreditam que os cidadãos têm o direito de se defenderem contra agressões, e que as armas são uma ferramenta legítima para isso.
- Política externa: Alguns países permitem o porte de arma para fins de defesa militar ou para proteger a fronteira.
Os países que permitem o porte de arma geralmente têm leis e regulamentos que restringem quem pode portar armas e em que circunstâncias. Esses regulamentos podem incluir requisitos de idade, antecedentes criminais e treinamento.
Aqui estão alguns exemplos de países que permitem o porte de arma:
- Estados Unidos: O porte de arma é legal em todos os 50 estados, mas as leis e regulamentos variam de estado para estado.
- Suíça: O porte de arma é legal para homens com mais de 20 anos que completaram o serviço militar.
- Canadá: O porte de arma é legal para pessoas que tenham uma licença emitida pela polícia.
Basta permitir o uso de armas?
Obviamente que não, é necessário aprender a manusear e portar de maneira segura, tal qual para dirigir não basta ter um veículo, é necessário o aprendizado em uma autoescola. Os clubes de tiro são importantes para a promoção da segurança no uso de armas de fogo. Eles oferecem treinamento em segurança para seus membros, além de instalações e equipamentos projetados para minimizar o risco de acidentes.
Aqui estão alguns dos benefícios específicos da prática de tiro em um clube de tiro:
- Aprendizado: Os clubes de tiro oferecem treinamento e orientação profissional para seus membros. Isso ajuda os membros a aprender sobre as armas de fogo, suas características e como usá-las com segurança.
- Progresso: Os clubes de tiro oferecem instalações e equipamentos adequados para a prática do tiro. Isso permite que os membros pratiquem e melhorem suas habilidades.
- Confraternização: Os clubes de tiro são um ótimo lugar para conhecer pessoas que compartilham o mesmo interesse em armas de fogo.
É altamente arriscado permitir o uso de armas de fogo em situação emergencial sem treinamento, como no caso de uma invasão territorial, é necessário o preparo inclusive psicológico prévio. Inibir o cidadão que queira defender sua pátria ou sua família. No caso dos Estados Unidos, o porte de arma é garantido pela Segunda Emenda da Constituição, que diz que “um bem organizado e bem armado povo é essencial para a segurança de um Estado livre”.
Se você está interessado em praticar tiro esportivo ou aprender mais sobre armas de fogo, ajude-nos a defender o direito de mantermos clubes de tiro no Brasil.